-
Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
Durante a semana que decorre comemoramos a Semana da Diversidade Cultural, tendo como mote a comemoração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, no dia 21 de maio. Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação, em 2001, da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade.
Considerando a enorme diversidade cultural presente na E.B. Professor Galopim de Carvalho, assinalamos essa data através da exposição “UNIDOS”. Esta exposição, composta de elementos cedidos pelos nossos alunos e comunidade, pretende dar a conhecer melhor a riqueza e importância das suas culturas nativas. Trajes típicos, moedas dos seus países, objetos decorativos e muitos outros, enriquecem esta exposição. Acresce ainda as respostas ao questionário “A minha cultura, o meu orgulho.”, trabalhos efetuados pelos alunos e uma mostra gastronómica da cozinha típica dos seus países.
Esta exposição, patente até ao final da semana, pretende ser um reflexo da riqueza cultural que preenche o nosso dia-a-dia. -
Dia dos afetos
Neste dia que celebra o amor, a amizade e os afetos, as Bibliotecas Escolares do AEQB espalharam mensagens de carinho e agradecimento pelas suas escolas. A todos, não desejamos apenas um dia, mas uma vida cheia de afetos.
-
Menu Juvenil – Interculturalidade
Os alunos do 4.º N da E.B. Queluz 2 convidaram a professora Carla Jerónimo para uma sessão do Menu Juvenil sobre a Interculturalidade. Promover a Interculturalidade significa reconhecer, respeitar e valorizar a diversidade cultural, criando espaços de diálogo e convivência entre pessoas de diferentes origens, para estabelecer um ambiente de inclusão e harmonia na nossa comunidade
-
#parar o ódio
No dia 30 de outubro, a atividade #pararoódio continuou na ESPAN, com uma sequência de palestras apresentadas pela Prof. Carla Jerónimo, da equipa das Bibliotecas Escolares do AEQB.
Desta vez, foi o Auditório João Eira a encher-se de alunos para debater e pensar o que é a discriminação e de que forma esta afeta o nosso dia-a-dia na sociedade.
No final a mensagem ficou clara: Todos juntos conseguiremos parar o ódio! -
#parar o ódio
No dia 23 de outubro, deu-se início à atividade #pararoódio com a primeira palestra do ano, apresentada pelo Prof. Vitor Ribeiro da equipa das Bibliotecas Escolares do AEQB.
O Auditório Luís Mira da EBPGC encheu-se de alunos para debater e pensar o que é a discriminação e de que forma esta afeta o nosso dia-a-dia na sociedade.
No final a mensagem ficou clara: Todos juntos conseguiremos parar o ódio!